Economia
Economia · 5 min de leitura

Empresários brasileiros visitam Venezuela para explorar oportunidades após captura de Maduro

Uma comitiva de 30 executivos brasileiros visita a Venezuela para discutir a instalação de empresas no país em reconstrução, cinco meses após a captura de Nicolás Maduro.

FOTO
Importador RSS
17 de jun. de 2026
Empresários brasileiros visitam Venezuela para explorar oportunidades após captura de Maduro

Cinco meses após a captura de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos, uma comitiva de empresários brasileiros está em visita à Venezuela. O objetivo é entender o cenário político e econômico do país e discutir a possibilidade de instalar empresas brasileiras por lá.

Essa é a primeira missão oficial de empresários ao país neste ano. Mais de 30 executivos estão prontos para explorar as oportunidades que a "nova Venezuela" oferece. A visita conta com a parceria da embaixada do Brasil na Venezuela.

Durante a estadia, eles se reunirão com outros empresários locais. Entre os executivos brasileiros, estão representantes da Embraer, JBS, Anfavea e entidades que representam os exportadores de carne e frutas.

O líder da delegação é Paulo Buzanelli, CEO da Alvorada Heavy Industries, que possui uma empresa petrolífera na Venezuela desde 2023.

"Antes, me chamavam de maluco. Agora, dizem que sou visionário. O cenário atual é muito mais favorável e representa uma grande oportunidade para o empresário brasileiro. Temos culturas semelhantes e interesses em comum", afirmou Buzanelli ao Painel.

Ele acredita que as restrições mais severas impostas por Donald Trump estão sendo reduzidas ou pelo menos amenizadas. Além disso, lembrou que Brasil e Venezuela mantêm uma boa relação ao longo dos anos.

A proposta é incentivar os empresários a fortalecer as relações comerciais com a Venezuela durante este período de reconstrução, antes que outros países ocupem esse espaço.

Buzanelli reconhece que poucos estão dispostos a se arriscar. "Ainda existem algumas incertezas que afastam investidores mais cautelosos. Mas a missão vai evidenciar as oportunidades que temos", disse ele.

Ele também está organizando outra missão para julho, que terá uma agenda política com a participação de parlamentares das comissões de Relações Exteriores e de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

O foco dessa vez será promover encontros bilaterais com autoridades venezuelanas, discutir comércio bilateral, integração energética e cooperação regional na Amazônia.

"Podemos nos aproximar em vários aspectos. O Brasil importa gás do Catar, por exemplo, quando poderia trazer da Venezuela por terra. Esse gás é utilizado para operar as termelétricas no Brasil", destacou Buzanelli.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Texto adaptado com IA · conteúdo original preservado
Fonte original: redir.folha.com.br

Comentários · 0

Comentários (0)

Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado.

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a opinar!