O pré-candidato à Presidência, Romeu Zema, criticou o STF e afirmou que, se eleito, pretende criar a maior geração de ex-integrantes do MST do Brasil.
Zema atacou o STF e prometeu acabar com o MST caso seja eleito.
Na quarta-feira, 10 de junho de 2026, o ex-governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência, Romeu Zema (Novo), postou um vídeo em seu Instagram, onde afirma que "o STF (Supremo Tribunal Federal) é o maior aliado de bandidos e invasores de terras".
No vídeo, Zema declarou que pode acabar com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Brasil, responsabilizando o STF por manter a posse de terras ocupadas pelo movimento.
Segundo Zema, o ministro do STF Flávio Dino, que é próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), iniciou a "legalização" da invasão de terras: "Comigo, o MST acaba. O STF decidiu manter nas mãos do MST uma fazenda invadida. É a legalização da invasão no Brasil. Essa decisão começou com o ministro Flávio Dino, o amiguinho do Lula".
A declaração de Zema se refere à decisão favorável do ministro ao MST, que suspendeu a ordem de reintegração de posse da Fazenda Brasil, em Gravatá (PE), ocupada por integrantes do movimento. Essa liminar impediu a remoção forçada dos ocupantes até que o caso seja analisado definitivamente.
Zema também mencionou que o advogado dos integrantes do MST disse que os ocupantes vivem de Bolsa Família, o que, segundo ele, não justifica a invasão de terras: "Aqui em Minas, no meu governo, não tivemos uma invasão sequer. […] Quer prosperar? Vai ter que trabalhar. E eu vou recompensar com um bônus quem sair do Bolsa Família e arranjar um emprego. É assim que nós vamos formar a maior geração de ex-MST da história do Brasil".
A assessoria do ministro Flávio Dino informou que não comentará sobre questões políticas. Segundo a assessoria, "o ministro do Supremo é impedido pela Lei Orgânica da Magistratura Nacional de comentar situações oriundas da política".
